Em março de 2022, nascia o Liga STEAM. O projeto inovador da Fundação ArcelorMittal surgiu com a proposta de elaborar uma estratégia que repensasse os rumos da educação no Brasil. Desde então, algumas perguntas importantes orientaram nossa caminhada. Como podemos aplicar a tecnologia e seus avanços no ensino de crianças e adolescentes? O que podemos fazer para que os jovens brasileiros sejam os verdadeiros protagonistas de suas histórias? Como os educadores podem auxiliá-los nessa jornada?
Hoje, 29 de março, exatamente um ano depois, percebemos que os esforços de todos que participaram (e participam) do Liga STEAM geraram resultados positivos. Aliás, não são apenas positivos, são animadores, nos ajudando a saber que estamos no caminho certo. No dia em que completamos o nosso primeiro ano de história, vamos relembrar como o Liga STEAM tem contribuído na formação de cidadãos e na construção de um mundo com mais oportunidade para todos.
O STEAM e sua aplicação na educação
STEAM é um acrônimo, em inglês, para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Estes conceitos podem ser aplicados na educação de crianças e adolescentes, que, por meio deles, podem propor soluções aos desafios enfrentados diariamente pela sociedade.
O Liga STEAM
No fim de 2021 e início de 2022, ouvimos 809 educadores e outros profissionais de áreas relacionadas à educação de escolas públicas e privadas de todas as regiões brasileiras. Nossa pesquisa verificou a repercussão das práticas pedagógicas em STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entender a realidade da educação brasileira era um dos pontos de partida para o desenho de uma estratégia que pudesse contribuir para o ensino no Brasil, visando o desenvolvimento integral dos estudantes e a formação dos professores.
Formação de educadores
Uma das ações propostas pelo Liga STEAM para o desenvolvimento da educação brasileira é a Formação de Educadores, que tem como objetivo investir na formação de professoras e professores, para que eles estimulem os alunos no desenvolvimento das habilidades encontradas em cidadãos atuantes na sociedade. Em 2022, as cidades de Piracicaba (SP) e Serra (ES) receberam o projeto piloto e tiveram mais de 1.000 inscritos nas redes pública e privada de ensino. Depois do sucesso no último ano, em 2023 o Programa será aplicado nas cidades de Itaúna, São Francisco do Sul, João Monlevade, Resende, Belo Horizonte e Contagem.
Conexão Liga STEAM
Em novembro de 2022, o Museu do Amanhã, localizado na Praça Mauá, no centro do Rio de Janeiro (RJ), foi a casa do Conexão Liga STEAM. O evento reuniu educadores brasileiros para a troca de experiências sobre como colocar a abordagem STEAM em prática em suas rotinas escolares. Palestras, painéis e oficinas marcaram os debates sobre inovação e futuro. Durante o evento, também foram anunciados os vencedores do Prêmio Liga STEAM.
Prêmio Liga STEAM
Em 2022, o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente passou a se chamar Prêmio Liga STEAM. Assim, os pilares do STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) foram os fios condutores dos projetos apesentados por alunos e professores de todas as regiões do Brasil. No ano passado, os participantes das categorias Ensino Fundamental e Ensino Médio tiveram que apresentar trabalhos com o tema “Construindo um novo amanhã: A transformação começa em nossa Comunidade”. Confira, abaixo, o resultado e a premiação dos participantes.
Ensino Fundamental
1º lugar: Super arquitetos do Lazer em defesa da sustentabilidade (educadora responsável: Karina Trevisan Fernandes Ferraz / turma: 5º ano do Ensino Fundamental) - laboratório de tecnologia e inovação no valor de R$ 340 mil;
2º lugar: Minha praia, minha vida! (educadora responsável: Walneide Massett Olimpio Pereira / turma: 8º ano do Ensino Fundamental) - R$ 10 mil;
3º lugar: Projeto Lavoisier: “na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” (educadora responsável: Josefa Silva dos Santos / turma: 9º ano do Ensino Fundamental) - R$ 5 mil.
Ensino Médio
1º lugar: Laboratório de inovação, futuro e empreendedorismo: hortas comunitárias (educadora responsável: Bianca de Oliveira Ruskowski / turma: 3ª série do Ensino Médio) - laboratório de tecnologia e inovação no valor de R$ 340 mil;
2º lugar: Em busca da sustentabilidade ambiental na cidade de Brusque – SC (educador responsável: Leonardo Ristow / turma: 2ª série do Ensino Médio) - R$ 10 mil;
3º lugar: Ecopuro: purificador sustentável (educador responsável: Francisco Rodrigo de Lemos Caldas / turma: 2ª série do Ensino Médio) - R$ 5 mil.
Carreta STEAM Girls
Expedição multidisciplinar, que visita cidades brasileiras e conta com oficinas práticas, peças teatrais e palestras com jovens inspiradoras que atuam nas áreas STEAM.
Hacklab
Micro-ônibus adaptado para rodar o estado de Minas Gerais e oferecer à população um conjunto de atividades artísticas e educativas, trazendo à população experiências incríveis para todos os públicos e apresentando conceitos científicos de forma acessível.
Liga STEAM Robótica Educacional
Projeto que visa promover o trabalho multidisciplinar como ferramenta didática e de criação de novas atividades, bem como inserir os estudantes no mundo da robótica, com acesso à programação e automação, sem esquecer, é claro, da capacitação de professores. Habilidade estéticas e manuais, superação de desafios com criatividade, raciocínio lógico, comunicação, pensamento crítico e trabalho em equipe também são desenvolvidos.
Festival Sesi Robótica
Entre os dias 15 e 18 de março de 2023, a Fundação ArcelorMittal marcou presença no Festival Sesi Robótica: Energia que alimenta o Futuro, realizado no estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF). O evento reuniu milhares de estudantes de todo o Brasil, com idades entre 9 e 18 anos, de escolas públicas e particulares, que, além de participarem de competições de robótica, viram como a metodologia STEAM pode ser aplicada na educação dos estudantes brasileiros. Quem passou pelo estande da Fundação teve a oportunidade de acompanhar o Jornada do Aço, projeto que mostra a cadeia de produção do aço da ArcelorMittal em realidade virtual.