Em 2022, quando foi lançada a Liga STEAM, as cidades de Piracicaba (SP) e Serra (ES) receberam o projeto piloto do programa de Formação de Educadores. Em 2023, tivemos a chegada de São Francisco do Sul (SC), Resende (RJ) e as cidades mineiras de João Monlevade, Contagem e Itaúna também entraram para o quadro de municípios que levaram a abordagem STEAM aos seus educadores.
Agora em 2024, sete novos municípios darão sequência ao programa desenvolvido pela Fundação ArcelorMittal e Fundação Banco do Brasil, em parceria com a Tríade Educacional e AVSI Brasil. Ao longo de 2024, professores e professoras terão uma série de atividades presenciais e online. Fruto da parceria com as Prefeituras, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o programa tem como objetivo investir na formação de professores, para que possam estimular estudantes no desenvolvimento do pensamento crítico, criatividade e responsabilidade, fortalecendo, assim, a construção de cidadãos atuantes em diferentes aspectos de nossa sociedade.
Amplamente difundida em diversos países do mundo, como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido, a abordagem de educação STEAM (acrônimo, em inglês, para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) tem gerado bons resultados quando o assunto é valorização do protagonismo dos estudantes e a aplicação de conhecimentos integrando habilidades de diferentes áreas. Implementada por meio de metodologias ativas, a abordagem STEAM busca formar estudantes para resolução de desafios reais e que construam conhecimentos, apoiados pelo educador, de forma significativa.
Em Barra Mansa, Itatiaiuçu, Sabará, Feira de Santana e Joinville a Formação já está com inscrições abertas, para inscrever-se é so clicar aqui!