Painel Desafios e possibilidades da implementação da Educação STEAM na formação docente

O Conexão Liga STEAM teve sequência com o painel Desafios e possibilidades da implementação da Educação STEAM na formação docente, conduzido pela Lílian Bacich e a participação da Fabiana Negreli, Secretária da Rede Municipal de Educação de Serra/ES, Hérica Machado, Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Professora Elizabeth Consolmagno Crus, de Piracicaba/SP e Waleske Gonçalves de Lima, Educadora Coorte liga STEAM.

No início do painel, Fabiana falou sobre como pensar a implementação de uma estratégia STEAM tem inúmeros desafios, e o primeiro deles é uma dificuldade que ainda é enfrentada em grande parte do país: o analfabetismo. 

Hérika trouxe a visão mais localizada da implementação, compartilhando a sua experiência com a implantação da educação STEAM na sua escola. Ela percebeu que, em um primeiro momento, os educadores ficaram receosos com a chegada do STEAM, imaginando que seria mais um conteúdo a ser incorporado na grade curricular. E que, com o tempo e o aprofundamento, ficou caro que a estratégia chegou para auxiliar na condução da grade já existente, como possibilidade de convergência entre as disciplinas e construção de projetos inspiradores para alunos e educadores.

Waleska compartilhou um pouco sobre a sua experiência na implementação STEAM em Mato Grosso, que não é uma cidade que recebeu o projeto piloto mas que tem uma boa adesão à educação STEAM. Ela pontuou, ainda, a importância da presença das mulheres nas cicências exatas.

Ao fim do painel, o público pode fazer perguntas às participantes.

CATEGORIAS

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário