Paula Harraca, Diretora de Futuro da ArcelorMittal, foi convidada ao palco e começou sua palestra falando sobre sua história familiar, já que é filha e neta de mulheres educadoras.
Sobre a presença dos educadores no Conexão Liga STEAM, Paula afirmou: "acredito que vocês estejam aqui para construir um outro amanhã".Fez uma analogia entre uma árvore, uma construção e a educação: todas elas têm que ter uma base, uma raiz, para a sustentação da sua estrutura. A Liga STEAM é a proposta da Fundação ArcelorMittal para a educação brasileira, como base propulsora de desenvolvimento de crianças e jovens para um futuro inovador, e o evento Conexão é também um passo para a construção conjunta desse futuro que queremos.
Pensando no futuro, Paula disse que acredita que vê dois caminhos: um que é a melhoria do que já temos e o outro pela invenção de algo completamente novo. E que o futuro não é construído por tecnologia, mas por pessoas. E por pessoas que saibam aprender, desaprender e aprender de novo. Por pessoas que saibam desapegar, que sejam resilientes, adptáveis.
E o que isso tem a ver com o STEAM? Tudo. Porque são as características que precisamos para fazer o que estamos propondo. Precisamos ter humildade para prender, para escutar e ver o ponto de vista do outro, generosidade para saber compartilhar, responsabilidade para se compromenter, com pessoas, propósitos e recursos, e coragem para ser quem a gente é, para fazer diferente. São habilidades que aprendemos com a experiência, com a vida, e que podemos compartilhar com nossos alunos e com as pessoas do nosso convívio.
"Quero terminar parabenizando vocês, por estarem aqui e por escolherem fazer parte de um movimento que é bastante inédito no Brasil. Abrir caminhos é sempre mais difícil, mas certamente vai trazer bons resultados. Contem muito com o nosso time da Fundação e vamos juntos! Obrigada!", disse Paula.