O Conexão Liga STEAM é um encontro de educadores de todo o Brasil para promover uma nova forma de pensar e desenhar a educação brasileira.
Em sua primeira edição, o evento está acontecendo no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
A abertura do evento foi feita pela Nina da Hora,cientista em construção na vida e Cientista da Computação pela PUCRio. Pesquisadora na área de Pensamento Computacional, Nina idealizou duas iniciativas: o Computação da Hora e o Ogunhê para aquietar seus questionamentos na educação e acabou criando a melhor versão de si.
Ela começou falando sobre as referências que ela teve e tem na sua carreira e como ela vem sendo construída ao longo dos anos, principalmente com a contribuição de pessoas que estão vivas e atuantes no desenvolvimento da ciência.
Professora e estudante, Nina chamou a atenção para a forma como o Brasil constrói ciência, frisando que "a gente só tem olhos para o que é feito lá fora, admirando o que os outros países fazem e deixando de lado o que é feito aqui". E também pontuou a importância da presença de mulheres negras no universo científico, e do fortalecimento de uma cultura antirracista no cenário acadêmico
Nina encerrou fazendo um convite: "Aproveitem muito o dia de hoje, para inspirar os seus alunos e para levar um pouquinho da formação STEAM para a sala de aula".