Como desenvolver projetos STEAM na Educação básica

A tarde do Conexão Liga STEAM começou com a Tábata Poline fazendo um depoimento sobre a sua história. Ela cresceu em uma comunidade de Belo Horizonte com muitas dificuldades e muitas ausências, e foi uma professora que conseguiu ver o seu potencial e a convidou para ser ajudante da biblioteca - um divisor de águas no seu caminho. "Agradeço em meu nome e em nome da Fundação ArcelorMittal e da Tríade Educacional a cada um de vocês, professores, que não desistiram dessa missão de estarem todos os dias dentro da sala de aula. Vocês fazem toda a diferença na vida de milhares de crianças", disse.

Na sequencia, Tábata convidou Leandro Holanda, Diretor da Tríade Educacional, Mestre em Ciências (USP), educador e gestor da Liga STEAM, para uma palestra sobre como desenvolver projetos STEAM na Educação básica. Leandro falou sobre a importância de conectar projetos STEAM na Educação Básica com competências e habilidades essenciais da Base Nacional Comum Curricular e, dessa forma, integrar temas essenciais, como criatividade, colaboração, conhecimento, cultura digital, pensamento científico no cotidiano das salas de aula.

Segundo ele, o aprendizado STEAM acontece por meio de ABP: Aprendizado Baseado em Projetos."O olhar da engenharia entra no momento em que professores e alunos se mobilizam para criarem protótipos das soluções que imaginaram em seus projetos. Seguindo a linha do construcionismo, a criação de protótipos é uma forma de levar o STEAM para a sala de aula e endossa a ideia de que "se eu construo, eu aprendo"", disse.

 

 

 

 

 

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